Pesquisa de Livros do Séc. XIX

Efetuei pesquisas em vários sítios como na Academia de Ciências, Biblioteca do Jardim Botânico, Instituto de Agronomia da UL e em alguns alfarrabistas. Foi a primeira vez que estive em contacto com livros tão antigos. É maravilhoso sentir a textura lisa e fria do material que envolve a capa do livro, que contrasta com o seu interior onde temos acesso a folhas centenárias cuja rugosidade é particular. É possível sentir cada letra prensada como se fosse braille. As folhas amareladas libertam um cheiro próprio que me leva a viajar no tempo. As ilustrações minuciosas que encontro ao longo de alguns livros deixam-me de boca aberta e levam-me a querer saber como foram feitas, uma vez que naquela época os recursos gráficos eram muito primitivos. Ainda assim produziam-se obras fantásticas.

Nas imagens abaixo estão apenas algumas fotografias dos livros que achei mais relevantes para o projeto. Correspondem a pesquisas efetuadas na Biblioteca do Jardim Botânico (1º e 2º) e no Instituto de Agronomia (3º).

Cincinnato Da Costa, B. C. e De Castro, D. Luiz (1900). Le Portugal au point de vue Agricole. Lisboa.

Joaquim De Figueiredo, Jeronymo (1825). Flora Pharmaceutica e Alimentar Portugueza. Lisboa, Typographia da Academia R. das Sciencias.

Bigelow, Jabob (1817). American Medical Botany. Boston, EUA. Publicado por: Cummings And Billiard.

Bigelow, Jabob (1817). American Medical Botany. Boston, EUA. Publicado por: Cummings And Billiard.

Deixe um comentário